51: Carpir e Usucapir

Dado o atraso de nossa parte na publicação do episódio da semana passada, acabou não dando tempo de surgirem comentários antes de voltarmos a gravar. Assim, sob um calor fora de época de um lado, e uma chuva de sempre de outro, falamos sobre dois assuntos clássicos do debate político, ignorando as polêmicas salivares da hora. 

Começamos por aquela que talvez seja a batalha mais perdida que um economista, mesmo que amador, pode abraçar: o salário mínimo e suas consequências nefastas sobre a vida dos mais pobres. Depois, aproveitando um gancho da semana passada e o pedido de um ouvinte, ensaiamos alguns comentários sobre a reforma agrária, assunto que pode parecer simples à superfície, mas acaba levando a alguns pontos importantes até mesmo para os defensores mais ferrenhos da liberdade.

Finalmente, nosso apelo corriqueiro para que não deixem de seguir os links abaixo. Eles enriquecem o debate e esclarecem aqueles trechos em que seguimos em frente, em vez de fazer uma pausa para uma nota de rodapé. Então, deem o play, escutem, compartilhem e, principalmente, comentem bastante para que na próxima semana possamos voltar a dedicar o primeiro bloco do episódio a vocês.

Salário Mínimo (de 0:30 até 14:45)

  • Governo propõe na LDO salário mínimo de R$ 946 em 2017 (G1)
  • Estados dos EUA aprovam reajuste do salário mínimo (Estadão)
  • How High Would You Make the Minimum Wage? (Reason)
  • O Salário Mínimo ajuda mesmo o trabalhador? Como funciona fora do Brasil? (Mercado Polular)
  • Episódio 16, em que falamos de reforma de previdência (20 Centavos)

Reforma Agrária (de 14:50 até 41:13)


A música desta semana é Cio da Terra, de Milton Nascimento e Chico Buarque. 

Continue a conversa conosco nos comentários, ou pelo email comentarios@20centavos.net. E não deixe de nos acompanhar no Facebook e no Twitter.

Para nos ajudar a fazer do 20 Centavos um projeto sustentável, você pode doar qualquer quantia pelo Patreon. Obrigado!