45: Samba do Avião

Cultura: melhor incentivar ou restringir, liberar ou proibir? A julgar pelos acontecimentos das últimas semanas, a resposta tipicamente nonsense para o Brasil é "sim". Entre diminuição de taxas, restrição de lei de renúncia fiscal, ameaça a serviços de streaming e proibição de publicação racista, 2016 já foi dos mais agitados para a cultura brasileira.

Essa semana falamos de todos esses assuntos, mais os inevitáveis temas secundários, além de uma novidade sobre o Jorge que já havia sido sugerida em alguns episódios anteriores. Então, larga o play e segue os links abaixo (e, especialmente, não deixa de conferir a errata do Solon sobre a confusão que ele fez com as cruzes). 

Leis de incentivo à Cultura (de 13:29 a 37:49):

Censura ao Mein Kampf (de 37:52 a 50:39)

  • TR-RJ proíbe venda e divulgação de 'Mein Kampf', autobiografia de Hitler (G1
  • Ícone budista é apreendido por apologia ao nazismo (Jornal do Brasil)
  • Cruz, suas formas e seus significados (Ecclesia
  • Verbete da Wikipedia, em português, sobre a suástica 
  • Brasil: Partidos e movimentos solidarizam-se com a Coréia Popular (PC do B

Errata (Solon): durante o podcast eu faço uma comparação entre "cruz gamada" e "vasco da gama". Muitos, provavelmente, se darão conta imediatamente do equívoco. "Gamada" quer dizer "com ganchos", enquanto no caso do explorador português tratava-se do seu nome (que, depois, deu nome ao time de futebol). Ou seja, uma coisa nada tem a ver com a outra.

Porém, a ideia que me levou à confusão não é tão disparatada, já que a Cruz de Malta que é símbolo do time (entre tantos outros times com alguma ligação com Portugal) também foi usada pelos nazistas e é hoje proibida, nessa forma.


*Episódio #5 do 20 Centavos, onde falamos sobre emigração


A Música final é Disseram que Eu Voltei Americanizada, de Vicente Paiva, interpretada por Carmem Miranda.

Continue a conversa conosco nos comentários, ou pelo email comentarios@20centavos.net. E não deixe de nos acompanhar no Facebook e no Twitter.

Para nos ajudar a fazer do 20 Centavos um projeto sustentável, você pode doar qualquer quantia pelo Patreon. Obrigado!