19: Chamem o Batman

Direitos e deveres: discussão semântica inútil, ou coisas realmente diferentes? Nessa semana, acabamos nos aproveitando de dois fatos razoavelmente recentes para nos aventurarmos por discussões um pouco mais filosóficas e de respostas difíceis.

Primeiro, aproveitamos a crescente documentação de casos de aparente abuso de força e poder por parte de policiais mundo afora, para dar nossos titulares 20 Centavos sobre o limite apropriado de suas condutas, bem como qual seu papel e deveres perante a sociedade. Ato contínuo, acabamos falando sobre direitos de uso da força, monopólio da mesma pelo Estado e o quão fácil é julgar situações de vida ou morte no conforto de casa, assistindo a um vídeo no YouTube.

Para a segunda parte, passamos dos homens aos animais. Na semana em que um juiz acatou pedido de liminar suspendendo a lei que proíbe a comercialização do foie gras em São Paulo, tiramos o Jorge de sua zona de conforto para pensar como podemos lidar com a arbitrariedade e o autoritarismo inevitavelmente necessários ao estabelecimento de regras que garantam um tratamento ético (ou "humano") de nossa parte para com outros animais. 

Antes de terminar, reforçamos o fato de que agora, também, temos um perfil no Twitter (@20cPod), onde devemos ser mais ativos e compartilhar coisas relacionadas a nossos interesses e assuntos de shows anteriores com mais frequência do que no Facebook, por não termos as limitações do draconiano algoritmo de relevância desse. Como sempre, deixamos nosso muitíssimo obrigado ao crescente número de patronos lá no Patreon e reiteramos o pedido de que deem sugestões de contrapartidas que possamos dar pelo apoio ao nosso trabalho (seja uma camiseta, uma caneca, um conteúdo especial etc). 

Agora dê o play, entre preparado para uma conversa solta e sem respostas ou teorias prontas, e siga os sempre variados links abaixo:

Uso da força por policiais (de 0:32 até 36:51)

Direitos dos animais (de 36:57 até 1:00:30)