16: Ativismo Bom é Ativismo Aposentado

Esta semana, conseguimos um feito talvez inédito ao discutir dois assuntos que achamos nobres, mas que não gostamos da forma como costumam ser tratados ou implementados.

Primeiro, aproveitamos a premiação, nos EUA, das iniciativas de mobilidade urbana da prefeitura de São Paulo para discutir a implementação de ciclovias e corredores de ônibus na capital paulista, e as dificuldades de se tratar o assunto publicamente. 

Depois, pulamos para uma conversa mais ampla sobre sistemas de previdência, diante do recente veto seguido de uma Medida Provisória por parte da presidente Dilma determinando o fim do fator previdenciário e a adoção de uma nova forma de cálculo para determinar quando o trabalhador poderia recolher a aposentadoria integral. 

Antes de deixá-los com os links relacionados aos assuntos, queríamos aproveitar para registrar que chegamos ao incrível - para nós, ao menos - número de 1700 assinantes de nosso humilde podcast. Mais da metade deles chegados essa semana, ou pela indicação do post do Bruno de Moura Borges, ou pelo indefectível Mamilos, que na semana passada convidou o Solon, entre outros, pra ir conversar sobre desigualdade. Sejam todos bem-vindos, sintam-se à vontade, comentem, reclamem ou sugiram, e torcemos que gostem do que ouvirem por aqui.

Ciclovias de São Paulo (de 3:09 até 30:59)

Aposentadorias (de 31:01 até 1:11:55)